É o museu de arte mais antigo da cidade e um dos mais importantes do país. O acervo reúne mais de 8 mil obras, nas mais diversas técnicas e de diferentes autores da arte brasileira dos séculos XIX e XX, além de centenas de publicações sobre artes visuais.
2 - Museu de Arte de São Paulo (MASP)
Considerado o mais importante museu de arte do Hemisfério Sul, o MASP possui um acerco com cerca de 8.000 peças, em sua grande maioria de arte ocidental, desde o século IV a.C. aos dias de hoje. Entre os destaques do museu estão obras deRafael, Bellini, Ticiano, Renoir, Monet, Manet, Cézanne, Van Gogh, Gauguin e Modigliani.
O museu é totalmente interativo, sendo dedicado à valorização e difusão do idioma português (patrimônio imaterial). Hoje, ele é um dos locais mais visitados em São Paulo. Visitar o museu é como viajar pela língua portuguesa.
É um dos mais importantes museus do Brasil, reunindo um acervo de mais de 277 mil itens, entre os quais a maior coleção de numismática da América Latina. O público pode conferir também o acervo do Arquivo Histórico, com 55.600 documentos iconográficos e manuscritos sobre a história do Brasil. O Museu Histórico Nacional reúne ainda mais de 10 mil imagens feitas pelos fotógrafos Marc Ferrez e Augusto Malta.
O Museu Imperial, popularmente conhecido como Palácio Imperial, está localizado no centro histórico da cidade de Petrópolis. Instalado no antigo Palácio de verão de Dom Pedro II, o museu possui uma coleção de mais de 250 mil documentos originais do século XIII até o século XX. O acervo reúne ainda fotografias que documentam a história e a evolução dos aspectos urbanos e paisagísticos do estado do Rio de Janeiro e da cidade de Petrópolis.
O Museu Inhotim tem como característica principal ser um museu a céu aberto, onde as obras se integram à paisagem de um parque de 97 hectares. As obras de arte ficam expostas em galerias temporárias e permanentes. O visitante encontra no museu mais de 500 obras de artistas contemporâneos de renome nacional e internacional, como Adriana Varejão, Helio Oiticica, Cildo Meireles, Chris Burden, Matthew Barney, Doug Aitken, Janet Cardiff, entre outros.
Instalado em um casarão histórico de três andares onde, durante algum tempo, morou Aleijadinho (1738-1814) – o mais importante escultor barroco do Brasil –, o museu abriga uma coleção de 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX.
Localizado no centro histórico de Salvador, o Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia encontra-se instalado no antigo Convento de Santa Teresa d'Ávila, fundado pela Ordem dos Carmelitas Descalços, em meados do século XVII. No museu, encontram-se imagens raras em marfim da arte luso-brasileira, objetos em prata e ouro, composta por castiçais, custódias, cálices, navetas, turíbulos, além de um conjunto de telas do século XVIII, entre outros objetos.
A Oficina Cerâmica Francisco Brennand é ao mesmo tempo oficina e museu, local onde o artista recifense cria e expõe o seu belíssimo trabalho. Cercados por jardins encontram-se em exposição permanente - murais, painéis, esculturas - cerca de 2000 peças de grande e médio portes. Brennand já levou a sua arte para diversas cidades do Brasil e do mundo. Vale a pena conferir o trabalho de Francisco Brennand.
É um dos maiores museus interativos de ciências naturais na América Latina e um dos melhores do mundo. Cerca de 700 experimentos interativos estão a disposição do público. O acervo permanente inclui alguns milhões de peças e apresenta uma das melhores mostras de ciências naturais de todo o país. O Museu possui coleções científicas em diversas áreas como Arqueologia, Botânica, Paleontologia e Zoologia.